É o nome científico dado a um dos problemas mais comuns da Patologia Ungueal.

Consiste na penetração de uma espícula (pedaço de unha) na borda do dedo ou excessiva curvatura do mesmo. Observa-se neste tipo de patologia que a pele na borda da unha pode ficar avermelhada e inchada, causando muita dor. A inflamação, que é uma resposta do organismo a agressão recebida, pode ser seguida por uma contaminação, causada pela entrada de bactérias devido a ruptura na pele gerando a infecção.

Quando não tratada adequadamente pode evoluir para o que chamamos de “granuloma” que é conhecido como “carne esponjosa”, podendo ocorrer pus e sangramentos. O incômodo pode ser tamanho que a pessoa pode não conseguir calçar sapatos, podendo até ficar temporariamente incapacitada para o trabalho.

É muito comum seu aparecimento no Halux (“Dedão”)

 

Quais as causas da Unha Encravada?
✔ calçados muito apertados, principalmente de bico fino;
✔ meias grossas, costura saliente ou pequenas;
✔ Cortes de unha feitos de forma inadequada;
✔ Tropeços ou quedas de objetos sobre as unhas;
✔ Traumas únicos ou constantes, podem causar um desvio no crescimento;
✔ Pessoas muito ativas, esportistas são particularmente propensas a sofrerem com unhas encravadas, pois elas se movimentam mais e transpiram mais, o que facilita o amolecimento e a quebra das unhas e o seu consequente encrave,
✔ Excesso de peso;
✔ Unhas muito espessas;

Como tratar a Unha Encravada?
Unha-encravada-borda-distal

O tratamento varia de acordo com o grau de comprometimento da unha encravada, sendo avaliado pelo Podólogo no exame clínico. Após o procedimento adotado, seguir as orientações fornecidas pelo Podólogo e se necessário comparecer novamente para reavaliação e troca de curativo.

O uso de órteses corretoras de unhas pode ser uma das soluções adequadas, pois suaviza a curvatura da unha impedindo que se encrave.

Os diabéticos devem ter um cuidado redobrado, pois uma glicemia alta dificulta a cicatrização, compromentendo o processo do tratamento.

A extração da unha não é recomendada, devendo ser realizada somente em último caso. A podologia, através de suas técnicas e tratamentos, consegue na maioria dos casos preservar a saúde e a integridade da unha, evitando o incomodo da extração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *